5.6.06

só falam merda!


quem tem netcat ou paga em dia as mensalidades da companhia de tv a cabo net, pode ver no canal multishow, o programa de clips tvz. todas as músicas estrangeiras (em inglês, na sua maioria esmagadora) vêm com legendas com a tradução das letras para o português. bem, isso nem é novidade, né?, visto que a mtv faz isso devez em quando e até a 98 fm também, com o locutor de voz grave em tradução simultânea dos mela-cuecas imortais.
é uma tremenda mão na roda para quem tomou a sopa do brizola, do moreira franco, marcelo allencar e do garotinho mas não aprendeu nada além de "perdeu", "yes", "ninguém merece" e "i love you", além de não ter aproveitado aquela bolsa do curso de inglês que visitou a escola naquela tarde enfadonha de setembro. como tô nessa, eu aproveito para ver o que é que esses "rappers" sem camisa e com correntes douradas no pescoço dizem todo santo dia. apesar de dedé aka homobono já ter declarado que preza mais a musicalidade de uma canção do que letra propriamente dita (lembre-se que ele cometeu um tal de 'chique chique chique tô de minissaia'), é difícil aturar o que 50 cent, ja rule, nelly e adjacências cospem na sua verborragia. se não é sacanagem de quem traduziu, é sacanagem de quem escreveu as pérolas (aliás, isso não é exclusivo desse hip hop mainstream, é bom frisar).
ter que escutar fulano dizer que é o melhor, que as garotas ficam todas molhadas quando o vêem, que os carros são assim e assado e não sei mais o que é dose. dose pior é perceber que são esses caras que estão na crista da onda nos eua e influenciam a petizada com todo esse discurso de ostentação e materialismo.
há uma cena em "crash", filme de paul haggis ganhador do oscar, em que dois caras negros discutem acerca do rap. um deles, em tom de teoria conspiratória, diz que o hip hop foi invenção da cia para idiotizar os negros. o outro replica sintonizando o rádio numa estação em que toca um blues antigo e começa a cantarolar a letra, tão idiota quanto o rap de antes. é engraçado, mas descontando a ingenuidade do blues e vendo tvz, dá até para concordar com a tal teoria.
onde estão os bons letristas de rap americano?
os caras do cannibal ox?
o incensado nas?
jay z?
krs one?
não sei porque não entendo nada do que eles falam e mesmo lendo as lyrics pescadas na internet, fico boiando, apesar de ter pistas de que eles falam coisas melhores. mas a mesma tvz, que traz más notícias, tem exibido os clipes de um tal kanye west.
esse cara se apresentou no último festival coachella, o que já serve como boa referência.
é a luz no fim do túnel? não sei não! mas a tradução para português de "touch the sky" (clipe muito bem feito) empolga.
vale uma conferida.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial