11.8.06

"que onda eu posso tirar?" ou "eu era da vanguarda"


para os nascidos nessa terra linda, aprazível e quente, aqueles dotados de um mínimo de inteligência e senso crítico, está se tornando um mico ser carioca ou fluminense.
o jornal o globo publicou, no domingo passado, um panorama do declínio econômico do estado do rio nas últimas décadas. em índices favoráveis como investimento e arrecadação, estamos lá embaixo. entre outras coisas, a matéria culpa a política clientelista e fisiológica que nos assola há todo esse tempo.
é fácil notar isso na vida prática, não é?
sem deixar de fora áreas cruciais como educação e saúde, quando o assunto é entretenimendo, por exemplo, vemos várias atrações internacionais percorrerem as principais capitais do país e deixarem justo o rio de janeiro fora de seus roteiros. caiu a ficha?
estamos virando ralé!
alguns amigos chegados aos djangos já nos aconselharam a sair do rio e ir para são paulo ou porto alegre. é verdade.
vergonha! vergonha!
para piorar a reputação de ser carioca, na lista divulgada ontem pela cpi dos sanguessugas, a maior bancada de deputados envolvidos no caso das ambulâncias vem do rio de janeiro. a corrupção é preferência nacional, está certo, e ocorre em todos os âmbitos, mas essa constatação não é nenhum motivo de orgulho.
tamo encabeçando geral.
há algum tempo, surgiu um movimento pela volta do estado da guanabara. não sei a quantas anda o movimento, a essa altura relegado ao ostracismo, mas naquela época pude ver que o raciocínio de seus integrantes apontava a fusão da guanabara com o estado do rio, na década de 60, como gênese dos problemas atuais.
havia também a teoria de que o rio abrigava uma oposição ao governo militar e com a fusão tal resistência iria ser debelada.
pelo visto, o plano deu certo. até demais.

4 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Gang of Four não vem pra cá e isso me entristece, mas não mais do que numa semana um desembargador morrer (mesmo que safado) e nada acontece, na outra um turista português morrer e nada acontece... Fora os que morrem mas não são "especiais" o suficiente para ter destaque nas manchetes... Chega!

Otaner

9:59 PM  
Blogger marco homobono disse...

sempre que tenho a chance de conversar com algum turista cito categoricamente a violência dessa cidade. alguns parecem não ter ciência do que acontece por aqui. parecem alienados ou ter sido ludibriados pela agência de turismo. resumindo: eu queimo o filme disso aqui. quem sabe eu estou salvando uma vida?

11:54 AM  
Blogger marco homobono disse...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

11:54 AM  
Blogger marco homobono disse...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

11:54 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial