22.7.05

fantochefe

de quinta para sexta, rolou mais um ensaio dos djangos. infelizmente, por motivos trabalhistas, os ensaios têm rolado nessas horas aê. ao terminarmos a barulhagem, comentei com jj aquino algo sobre o pt e essa situação. joão falou alguma coisa e continuou falando. o que me chamou a atenção foi que ele me cobrou uma declaração a respeito, visto que na página da comunidade dos djangos, em orkut city, eu havia postado uma pergunta a respeito da suposta participação de lula em todo esse esquema descoberto (e a se descobrir). perguntei, passei a bola mas fiquei na minha. quando cheguei em casa, fiz o favor de postar minha resposta:
"pra mim lula está envolvido. infelizmente.
do contrário, que tipo de chefe é esse que não sabe o que os seus subordinados fazem?
um fantoche?
um palhaço?
como falou o petry, colunista da revista veja (ihhhhhhh!!!!), ou ele é um inepto ou conivente. eis a questão.
é claro que o que está acontecendo agora, essa corrupção toda e esse fisiologismo, não é exclusivo do pt. vem de décadas, de séculos... mas eu esperava mais de um partido que tanto propalou sobre ética.
bola pra frente.
vamos montar um grupo guerrilheiro."
é isso aí!
se eu estiver errado na minha crença o lula é um bobão.
se certo, é farinha do mesmo saco.
nenhuma opção é boa.
e aí???
isso não é tudo. há muita coisa a se resolver e esclarecer. como solução temporadas em complexos penitenciários (abstraia-se aqui a figura de prisão domiciliar ou regime semi-aberto) ou o paredão para os responsáveis (alô bolsonaro!!!) seriam ideais.
com esse impasse, visto que já se fala em processo de impeachment, vem a dúvida: em que ou em quem acreditar agora?
lembro de uma vez em que eu e joão fomos à uma rádio comunitária em são cristovão, darmos uma entrevista. a certa altura, o apresentador do programa perguntou sobre política, e quem estava no poder na época era o fhc. o joão respondeu incisivamente que queria ver a esquerda no poder.
descontada toda a recente controvérsia a respeito do que é exatamente esquerda ou direita no brasil e no mundo, a eleição de lula para presidente representava claramente a "esquerda no poder" sonhada pelo joão e por vários cidadãos nesse país.
sim, e daí???
corrigir erros históricos da sociedade brasileira não é tarefa simples e nem coisa que se resolva em meses. todo mundo de bom senso sabe. o que se esperava é que fosse dado início a um processo que faria a tão propagandeada justiça social funcionar efetivamente. e essa justiça não é programa assistencialista barato e sim investimento maciço em educação, o que deveria ser prioridade em qualquer pauta governamental. isso, no entanto, parece distante e vai parecer mais ainda quando a obrigação constitucional orçamentária com educação for alijada e outros ajustes forem feitos. ah, não esqueça de acrescentar a essa pequena lista mecanismos político-econômicos que garantam uma distribuição de renda mais justa. o que enfrentamos entrementes é uma incapacidade tremenda de ascensão na porra da pirâmide social. parece que ser pobre é um karma financiado pelo governo neoliberal e algo próximo ao que aldous huxley já previa: a volta ao estrato social típico da idade média, sem menor chance de crescimento. o caranguejo já cantava "o de cima sobe e o debaixo desce!!!!".
pouco a pouco, o que pudemos ver foi a receita neoliberal em prática. desde pequenas notícias até a orientação econômica com a escolha de henrique meireles para a presidência do banco central, chegando até a expulsão dos rebeldes heloísa helena, luciana genro e turma, o que mostrou que algo já não era mais como era antigamente. fomos sendo gradativamente frustrados em relação a esse governo "de esquerda" desde seu início.
lembro de um amigo ter comentado que não votara no pt, porque o pt nunca havia roubado - até porque a "esquerda não o tinha tomado ainda. no poder, com a faca e o queijo na mão, aí sim, roubaria muito. eu escutei suas previsões com muita atenção mas sem muita fé. imagine a cena: um monte de barbudos pobres e recalcados invadindo os palácios esperando as receitas e as arrecadações jorrarem nos cofres, agora por eles controlados, para fazer a festa. era óbvio demais e, por isso mesmo aconteceu.
até o filho do lula, que segundo consta era um subempregado antes da ascensão do pt, agora é empresário promissor do ramo dos games, com uma força da telemar, empresa irrigada com dinheiro público.
e é engraçado que o estopim disso tudo foi o seu roberto jefferson, que agora desfila como herói. quem diria, hein?, aquele advogado fofo a quem, na década de 80 (creio que não existia a cirurgia de redução de estômago), eu vira várias vezes no povo na tv, programa hiperpopulista, sensacionalista e assistencialista da tvs - hoje sbt - que trazia ainda wilton franco, wagner montes, cristina rocha, o paranormal roberto lengruber, sérgio mallandro... (só faltava o joão kléber).
bem, já escutei muito que o saldo de todas as cpi's é sempre positivo, porque sempre se expurgam alguns males desse universo sórdido da política partidária. mas a fila da estupidez é grande.
não queria dizer isso não, mas vai acabar em pizza. a tradição brasileira permite essas armações, sempre ao se apagarem as luzes. espero que daqui a uns três escândalos, ao longo dos tempos que virão, o resultado seja quebra-quebra, linchamento em praça pública e banimento.

1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Pois é acho q não podemos ficar calados a perguntas q são feitas. Ficarmos no fundo da sala feito um nerd e esperando o q vai acontecer é fácil. Temos q tomarmos partido de nossas falas e atitudes. Então pra terminar se alguém perguntar algo não fique se escondendo e com medo de falar. A ditadura militar acabou e espero q nunca mais tenhamos censura.
Queria a esquerda no poder sim, mas o meu sonho era com um outro presidente.
Obs: O q o Chico Buarque deve achar disso tudo?
abs.
Jj Aquino.

1:07 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial